BENS CULTURAIS DA IGREJA

Cultura e Património a pensar na Humanidade

DEPARTAMENTO

Somos um organismo da Diocese de Viseu vocacionado para a salvaguarda, valorização e
dinamização do património da Igreja.  Acompanhe-nos na nossa missão: servir a Igreja e as
comunidades com os Bens Culturais.

Parte de uma História

D. José Pedro da Silva criou a Comissão da Sagrada Liturgia em 1968, que incluía uma secção dedicada à arte sacra.

Em 2008 o bispo D. Ilídio Pinto Leandro extinguiu a Comissão de Arte Sacra e criou dois novos 0rganismos: o Departamento dos Bens Culturais, Arquivos e Museu e a Comissão para a Arquitetura Religiosa e Espaços Litúrgicos.

Esta reestruturação foi justificada por considerar que os bens culturais constituem um recurso estratégico na evangelização, na preservação da memória e da identidade da Igreja e na cultura colocada ao serviço da humanidade.

Entre 2008 e 2013 estivemos instalados no Seminário Maior da Diocese de Viseu.

Em 2013 mudámos para as novas instalações, edificadas junto à Casa Episcopal, que compreendem também o Arquivo Histórico.

A partir de 2016 assumimos a coordenação da requalificação e gestão do Tesouro – Museu da Catedral de Viseu

GALERIA

10 anos ao serviço da igreja

Neste pequeno filme apresentam-se “pinceladas” da ação desenvolvida pelo Departamento dos Bens Culturais nos primeiros 10 anos: 2008-2018.  O trabalho desenvolvido, em âmbitos diversificados ( exposições temporárias, conservação e restauro, formação, inventário, dinamização de actividades de educação para o património, publicações, requalificação do Museu da Catedral, etc.) é o resultado do empenho de uma equipa e de muitos parceiros que se associaram às nossas iniciativas. Um balanço que nos motiva a continuar a SONHAR e a ACREDITAR.

Reproduzir vídeo

Um Museu que é “janela” sobre a cidade de Viseu

Ser Nosso Mecenas

É envolver a sua empresa num projeto de mecenato para o bem comum.  Junte-se a nós na preservação e valorização do património cultural. Todas as empresas, independentemente da sua dimensão, podem ser participantes da nossa missão.

JUNTE-SE A NÓS NESTA MISSÃO

SEJA NOSSO MECENAS