Entre na Catedral de Viseu, desfrute de um monumento com séculos de história, que constitui um repositório de arte de vários períodos e sinta um espaço vivo de fé. Uma visita que só fica completa com o percurso pelo Museu onde pode fruir de espaços com interesse arquitectónico: coro-alto (séc. XVI), claustro superior (séc. XVIII), sala do cabido (séc. XVIII), passeio dos cónegos (séc. XVIII); exposição do Tesouro da Catedral: esculturas, pinturas, relicários, paramentos, ourivesaria, mobiliário; vista panorâmica sobre a cidade numa abrangência urbana e natural. A coleção exposta integra peças de particular valor artístico, de diversas tipologias e períodos, que vão desde o século XII até ao século XX.
A importância de alguns dos objetos artísticos expostos justificou que já tivessem sido solicitados para integrar várias exposições nacionais e internacionais.
A narrativa expositiva, orientada para a articulação entre os espaços e as peças expostas com a sua funcionalidade e significado no âmbito da Igreja. Os títulos de cada núcleo orientam o visitante na compreensão desta articulação, possibilitando uma leitura mais profunda e completa, e não circunscrita à componente estética. Apresentam-se sete pequenos núcleos, concretamente:
- O amor não se explica
- Maria Sim
- Louvor a Deus através da música
- Semana Santa
- Serviço e Missão
- Testemunhar… Dar a Vida
- Celebrar o Amor de Deus